news

Sant'Egidio: por três dias Madrid será a capital da paz

13 Setembro 2019 - MADRID, ESPANHA

#peaceispossible

Apresentado na capital espanhola, o encontro internacional "Paz sem fronteiras" (de 15 a 17 de Setembro)

Compartilhar Em

Apresentado na capital espanhola, o encontro internacional "Paz sem fronteiras" (15-17 de setembro), promovido pela Comunidade juntamente com a arquidiocese de Madrid - o Cardeal Osoro: "Desarmar os corações com a cultura do encontro" -
Impagliazzo (Sant'Egidio): "A Europa é uma casa comum capaz de integrar".

"Madrid é uma cidade sem fronteiras, uma cidade hospitaleira, onde não é difícil, para nós, encontrarmo-nos, uma cidade composta por diferentes identidades culturais, onde a paz se torna visível", disse o cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madrid, apresentando esta tarde o encontro internacional "Paz sem fronteiras", promovido pela Comunidade de Sant'Egidio em colaboração com a arquidiocese de Madrid, na capital espanhola, de 15 a 17 de Setembro. "É possível viver sem muros. É possível, ou melhor, urgente tornar este mundo um lar", concluiu o cardeal, convidando a "desarmar o próprio coração e dialogar com os outros".

AO Encontro que começará no domingo em Madrid lembra, desde o título, a queda do Muro de Berlim em 1989. "Trinta anos atrás, o Muro de Berlim caiu - disse Marco Impagliazzo - e a liberdade na Europa significou muito para o mundo, o que começou a olhar para o futuro com esperança. Em seguida a esperança diminuiu devido a tantas guerras que ainda existem e ao terrorismo, surgiram novos muros, como o que divide as duas margens do Mediterrâneo". "As palavras são a primeira ferramenta para superar as fronteiras", continuou Impagliazzo, sublinhando que Madrid se tornará "a capital da paz", porque não sediará "um simples congresso internacional", mas um encontro que envolve numa reflexão compartilhada personalidades de além de 80 países do mundo, de todas as religiões e culturas.

Na tarde de domingo, a sessão de abertura será realizada no Palácio Municipal de Congressos, com a presença de, entre os outros, o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, O economista americano Jeffrey Sachs, o fundador da Comunidade de Sant'Egidio, Andrea Riccardi, o rabino-chefe de Tel Aviv Meir Lau, o Metropolita Ortodoxo Russo Hilarion e o reitor da Universidade de Al-Azhar, Mohammad Al-Mahrasawi.

Na segunda-feira, dia 16 e na terça-feira, dia 17 de Setembro, serão realizados 27 painéis em diferentes partes da cidade, que explorarão, além da paz e do diálogo ecumênico e inter-religioso, o tema do meio ambiente, do desarmamento e da não-violência, da migração, da economia, do desenvolvimento. desenvolvimento, da justiça social.

Na terça-feira, dia 17 de Setembro, à tarde, após a oração de cada religião de acordo com sua própria tradição, os líderes religiosos convergirão para a Plaza de la Almudena para lançar o apelo pela paz.

#peaceispossible #pazsinfronteras #madrid2019