Share On

Din Syamsuddin

Presidente do centro de diálogo e cooperação entre civilizações, Indonésia
 biography

 Presidente do Conselho Ulema, Indonésia

Santidade, honoráveis  representantes das religiões, queridos amigos da Comunidade de Sant'Egidio,

é uma honra para mim trazer a voz do Islão entre homens e mulheres de crenças diferentes, unidos por uma genuína sede de paz para o nosso mundo.
É verdadeiramente motivo de dor profunda ver hoje as muitas formas que se manifestam  como consequência da ausência de paz: pobreza, analfabetismo, injustiça, até mesmo o terrorismo e a violência, uma grave crise ecológica e um tsunami cultural.
 
Como homens e mulheres de religião, é nossa responsabilidade comum trabalhar lado a lado para superar estas tragédias. Juntos, devemos dizer não a qualquer uso da violência em nome de Deus e do trabalhar juntos por uma paz global.
 
Eu venho da Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo. O Nossa nação é fundada sobre a doutrina da Pancasila, que afirma unidade na diversidade de credos e de culturas.
Esta doutrina está muito próxima do espírito de Assis, que  desde 1986 nos guia para por em prática os nossos ideais comuns de convivência e de colaboração. Nós dizemos, e mostramos através de acções concretas, que o extremismo violento em nome da fé é uma usurpação, ou mesmo um abuso da religião. A violência nunca pode usar o nome de religião, nunca!
 
Gostaria de expressar o meu agradecimento ao Papa Francisco pelo seu incansável compromisso com a paz, e o meu alto apreço à Comunidade de Sant'Egídio que manteve vivo o espírito de Assis, convocando-nos a cada ano, e pela sua colaboração com a Muhammaddiyah e o Islão da Indonésia que levou a resultados concretos de Paz, como o nosso trabalho comum para o diálogo inter-religioso, a educação dos jovens para a paz, a resolução de conflitos, como aconteceu na nossa comum participação no processo de paz para a região de Mindanau, no sul das Filipinas.
 
Este é o verdadeiro diálogo da vida que deve continuar, para a salvação do nosso mundo.
 
Hoje, enquanto recordamos este caminho de trinta anos de diálogo e de amizade, olhamos o futuro juntos e dizemos que queremos reforçar o nosso empenho nesta causa nobre.
Caminhamos juntos na unidade da diversidade no caminho da paz!