A 20 de Outubro Roma capital da paz com o Papa Francisco, o Presidente Mattarella e os líderes das religiões

Compartilhar Em

A 20 de Outubro Roma Capital da Paz

CCom o Papa Francisco, o Presidente Mattarella e os líderes das religiões

O encontro internacional "Ninguém se salva sozinho", promovido pela Comunidade de Sant'Egidio, contará também com a presença do Patriarca Bartolomeu I juntamente com representantes do Islão, Judaísmo e Budismo - Está prevista uma mensagem em vídeo de Ursula von der Leyen - Serão recordadas as vítimas da pandemia e de todas as guerras - No final, a assinatura de um comum apelo de paz.


COMUNICADO DE IMPRENSA

Terça-feira, 20 de Outubro, Roma será a "capital da paz" com o encontro internacional "Ninguém se salva sozinho. Fraternidade e Paz", o trigésimo quarto promovido pela Comunidade de Sant'Egidio no "espírito de Assis", após o dia histórico desejado por João Paulo II em 1986. O evento, que terá lugar a partir das 16 horas, reunirá as grandes religiões do mundo juntamente com representantes autorizados das instituições. Num momento difícil da história, devido à pandemia mas também devido às velhas e novas guerras em curso - como a que dura há dez anos na Síria ou a última em Nagorno-Karabakh - um momento solene de reflexão, oração e encontro será oferecido ao mundo a partir do coração da Europa: uma mensagem de esperança para o futuro em nome do bem maior, que é a Paz.

Após as orações das diferentes religiões em diferentes lugares (cristãos na Basílica de Ara Coeli com a presença do Papa, Bartolomeu I e as várias Igrejas Ortodoxas e Protestantes), às 17h15 os líderes religiosos reunir-se-ão na Praça do Campidoglio para a cerimónia final. Após a chegada do Presidente da República, Sergio Mattarella, tomarão a palavra o fundador da Comunidade de Sant'Egidio, Andrea Riccardi e, com uma mensagem em vídeo, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Serão depois escutados os discursos dos líderes e representantes das religiões: o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, o Rabino Chefe de França, Haim Korsia, o Secretário-Geral do Comité Superior da Fraternidade Humana (Islão), Mohamed Abdelsalam Abdellatif, o Budista Shoten Minegishi e, em conclusão, o Papa Francisco.

Seguir-se-á um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia e de todas as guerras e a leitura do Apelo de Paz 2020, que será entregue por um grupo de crianças aos embaixadores e representantes da política nacional e internacional (presentes entre outros também os Ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros italianos, Luciana Lamorgese e Luigi Di Maio).

No final, o Papa Francisco, juntamente com todos os líderes religiosos, acenderá o castiçal da paz.
 
Para as medidas anti-Covid em vigor, apenas um número limitado de pessoas poderá participar no evento, mas no site preghieraperlapace.santegidio.org as inscrições estão abertas para acompanhar o encontro em streaming (Participe no evento online »), de todo o mundo, em italiano, inglês, francês, espanhol, português, alemão e japonês.