Compartilhar Em

Andrea Riccardi

Historiador, fundador da Comunidade de Sant’Egidio
 biografia

Vossa Santidade, Distintos Representantes das Religiões, Autoridades, caros amigos,

crentes de várias tradições religiosas reuniram-se em Roma. Se o encontro promovido por João Paulo II em Assis em 1986 foi um ponto de viragem, muitos progressos foram feitos desde então. Para aqueles que têm alguma familiaridade com a história, é surpreendente ver como os crentes, outrora distantes, convergem: acima de tudo, estão agora convencidos de que as questões da humanidade devem ser abordadas juntos e globalmente. Quero testemunhar que as duras lições da pandemia aumentaram a consciência entre as religiões de que devem trabalhar em conjunto, como nunca antes. Senti-o na linguagem e no diálogo destes dias: algo de profundo mudou. As religiões sentem que devem avançar juntas em direcção ao futuro, porque "o mundo de ontem já não existe", disse o Patriarca Bartolomeu, um observador atento do nosso tempo.

Surgiu uma preocupação comum: a paz! Vós, Santo Padre, soastes o alarme: "A guerra não é um fantasma do passado, mas tornou-se uma ameaça constante". A guerra nunca é uma solução. O desaparecimento das testemunhas da Segunda Guerra Mundial enfraqueceu a consciência do horror da guerra. As duras relações entre países, a revalorização da força como instrumento político, são a expressão de uma cultura de violência da qual faz parte uma política predatória em relação ao ambiente. Predadores, centrados nos seus próprios interesses, esquecendo que a casa comum da terra também pertence às gerações vindouras. A recente pandemia mostrou como as pessoas estão ligadas e envolvidas num destino global.

Face a um mundo que se deve renovar, manifestam-se visões limitadas e uma sensação generalizada de impotência. Isto gera indiferença. As religiões, por outro lado, lembram-nos que o comportamento de cada pessoa não é irrelevante para a sua própria "salvação" e a dos outros e para a da terra.

A mensagem delas é: "Eu sou responsável" - disse o Rabi Goldschmidt. As acções dos indivíduos e em conjunto manifestam o despertar de energias espirituais e de solidariedade, conscientes de que a espiritualidade e a solidariedade andam juntas. As religiões manifestam a força débil da oração. Promovem um movimento renovado de pessoas responsáveis para com os outros, capazes de desarmar o clima que nos rodeia da violência, de fazer pequenos e grandes caminhos para a paz. Foi bom ver a contribuição de tantos jovens durante estes dias, que tomaram a palavra, negada pelo silêncio da pandemia e pela arrogância dos adultos. Agradeço aos muitos voluntários, jovens e menos jovens, que estiveram envolvidos nestes dias, que nos fizeram sentir uma Comunidade.

Um mundo de fraternidade e paz é o auspício. Isto foi bem expresso no Documento de Abu Dhabi, do qual saúdo um dos protagonistas, o Grande Imã Ahmed Al Tayyb, um homem de grande sabedoria. Vivemos um período doloroso de pandemia, ainda não terminado: assistimos à fragilidade de um mundo. Estamos no ponto de encontro de um mundo novo, determinados a fazer da dolorosa lição da história das mulheres e dos homens um tesouro, determinados a construí-lo com todos, especialmente os pobres e os jovens.