Compartilhar Em

Faustin-Archange Touadéra

President of the Central African Republic
 biografia

Excelências;

 
Distintos líderes das grandes religiões do mundo
Caro Professor Riccardi; 
E todos vós convidados para o encontro internacional "Paz sem Fronteiras";
 
 
É uma grande honra para mim participar pela segunda vez na oração pela paz.
 
Hoje, como peregrino no espírito de Assis, levo comigo os sofrimentos, as esperanças e a sede de paz do povo centro-africano que olha para o futuro com esperança.
 
Antes de mais, gostaria de me dirigir àqueles que trabalharam incansavelmente pela paz no meu país.
 
Cada um, de várias maneiras, apoiou e apoia o meu país no caminho da paz.
 
Permitam-me, no início do meu discurso, relembrar a visita de Sua Santidade o Papa Francisco, da qual pude perceber uma predilecção particular pela África, por ocasião da sua primeira viagem ao continente em 2015, que teve como última etapa o meu país. Esta predilecção é confirmada pela sua segunda viagem à África, que viu o Santo Padre em Moçambique, Madagáscar e Maurício.
 
Parece-me que essa predilecção pela África também pertence à Comunidade de Sant'Egidio. Eu gostaria de dizer algo mais sobre isso. Sinto Sant'Egidio como um grande sonho africano: um sonho verdadeiramente africano que concebe a Europa e a África num destino comum: Léopold Sédar Senghor, primeiro presidente do Senegal, falou de "Euráfrica" como um único continente.
 
Euráfrica não é o resultado de uma visão romântica, nem a reacção a certas injustiças das quais a África é vítima.
 
Euráfrica é a visão de um destino comum que parte de uma realidade histórica: nenhum dos dois continentes pode olhar para o futuro sem o outro.
 
Não haverá estabilidade e desenvolvimento na África sem a Europa.
 
Não haverá estabilidade e desenvolvimento da Europa sem a África.
 
Caso contrário, o desafio será perdido para ambos.
 
 
Gostaria de agradecer à Espanha e à cidade de Madrid pelas suas calorosas boas-vindas.
 
Estou aqui para renovar e consolidar o elo profundo e essencial entre África e Europa.
 
O título do nosso encontro "Paz sem fronteiras" parece-me responder perfeitamente a um axioma: tudo está conectado! Gostaria de vos apresentar quatro temas relacionados nos quais a Europa e a África estão e estarão juntos:
 
1) paz e desarmamento;
2) Mudança climática
3) saúde para todos
4) abolição da pena de morte.
 
 
A paz e o desarmamento
 
Este poderia ser um dos maiores desafios que temos em frente. Aqueles que vivem a paz já desde um longo tempo devem entender como preservá-la e renová-la, assim como aqueles que a conheceram recentemente, devem entender como construí-la e consolidá-la.
 
O meu país, recentemente emergiu de uma longa guerra, hoje tenta encontrar as razões para entender e viver juntos. Um desafio difícil, mas realizável.
 
A paz precisa de todos. Aproveito esta preciosa oportunidade para agradecer ao professor Riccardi que, com amizade, obstinação e discrição, acompanha o processo de consolidação da paz na República Centro-Africana, depois de ter contribuído significativamente para a sua realização.
 
A paz é uma negociação sem fim, na qual as razões profundas de cada um devem encontrar um lugar. A paz nunca é definitiva e nunca deve ser descuidada. A paz é a construção de uma casa que deve ser constantemente mantida (que precisa de manutenção contínua); caso contrário, cairia em ruína e nós permaneceríamos à mercê do vento frio da violência.
 
A República Centro-Africana é uma casa onde demasiadas armas entraram, que poluem o meio ambiente e o coração. Agora que estamos no caminho da paz, comprometemo-nos em reabilitar o país através de um programa de desarmamento.
 
A paz e o desarmamento não são desafios para um ou outro país, para um ou outro continente: são desafios globais que exigem muito trabalho. Ninguém tem anticorpos suficientes para dizer que está a salvo da guerra.
 
A Europa vive em paz desde o final da Segunda Guerra Mundial. O que a Europa alcançou com muito sofrimento e ousadia, a África sonha hoje.
 
A paz abre perspectivas de crescimento e desenvolvimento que também beneficiarão todos os países vizinhos. Por este motivo, "paz sem fronteiras" não é apenas um bom título, mas uma perspectiva para a qual olhar.
 
Da minha parte, aprendendo a lição que vem da nossa dolorosa história, continuo sendo guiado, no desempenho dos meus deveres, pela ideia do bem comum, pela comunidade de destinos e pelo futuro compartilhado do meu povo.
 
Apesar das vicissitudes do momento, o sangue dos nossos injustamente derramado pede-nos para evitar esse sofrimento à posteridade. No caminho para a paz que traçámos livremente, às vezes sucumbimos, vacilámos. 
 
Mas posso vos dizer que o fio da esperança e da energia à qual estamos ligados nunca se romperão! 
 
 
 
Gostaria agora de abordar convosco a questão da mudança climática.
 
Alguns pensam que as consequências das mudanças climáticas serão sustentadas principalmente pelas populações mais pobres da África e da Ásia, sem esquecer a América Latina que está enfrentando o desastre da Amazónia. As consequências serão guerras e migrações.
 
Mas também os países do Mediterrâneo estão expostos a um alto risco de desertificação e incêndios. O relatório "A mudança climática e o território" do Comité Científico da ONU para o Clima, publicado em 8 de Agosto deste ano, prefigura esse risco.
 
Alguns peritos dizem que esse grande desafio global só pode ser vencido com a África e também a partir da África.
 
A esse respeito, gostaria de vos convidar a lembrar as palavras do Santo Padre na ENCÍCLICA SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM, que me parecem ser um texto fundamental para uma visão do futuro em que a Europa e a África se encontrarão juntas.
 
Acredito que esse desafio realmente exija uma abordagem global. Europa e África serão mais convincentes e eficazes quando serão capazes de enfrentar a crise ambiental com uma visão de longo prazo.
 
Precisamos de uma visão, porque os desafios globais têm a particularidade de nos obrigar a enfrentá-los juntos. A África e a Europa têm a vantagem de se conhecerem melhor do que outros continentes, e essa vantagem não deve ser desperdiçada.
 
A crise ambiental está intimamente ligada à guerra, que é uma das causas da destruição da casa comum. A paz é a primeira maneira de reconstruir a casa comum. A este respeito, penso que:
 
Não há ecologia humana integral sem paz!
 
Não haverá paz sem uma ecologia humana integral
 
 
Um país está em paz quando todos os cidadãos têm direito à saúde.
 
Um sinal inegável do retorno à paz e à convivência é o acesso aos cuidados médicos para todo o nosso povo!
 
No meu país, muitas pessoas trabalham para chegar lá. É um desafio que associa Europa e África. Prova disso é o compromisso de várias organizações internacionais e ONGs que trabalham com paixão no meu país.
 
Aproveito esta oportunidade para saudar com satisfação a inauguração em Bangui do centro de excelência DREAM da Comunidade Sant'Egidio, destinado ao tratamento gratuito de pacientes portadores de HIV / SIDA e inúmeras outras doenças.
 
A saúde para todos é um desafio global, particularmente sentido na África, e só podemos vencer juntos: não há alternativa!
 
 
ntes de concluir, gostaria de abordar o último assunto referente à abolição da pena de morte.
 
Em 2011, quando eu era primeiro-ministro, iniciei o processo legislativo para a abolição da pena de morte. Fizemos muitos progressos e esperamos poder encerrar esse processo o mais rápido possível.
 
Quanto a mim, quero abolir a pena de morte!
 
Seria um sinal de pacificação, o sinal de um país que entra definitivamente em numa nova fase histórica.
 
Nisto a Europa tem uma grande tradição e o continente africano está a se mover cada vez mais na direcção certa.
 
 
Para concluir
 
Alguém poderia perguntar: mas os sonhos não são muito difíceis de alcançar?
 
Quem poderia ter previsto que o povo centro-africano teria encontrado as razões da paz, depois de ter experimentado um período de violência?
 
Quem poderia prever que a visita do Santo Padre ao meu país daria um impulso decisivo ao fim das hostilidades e à busca da reconciliação?
 
Ciente das mudanças inesperadas da história, tenho o dever de fazer minha a parte, com um senso de responsabilidade e com toda a determinação que os grandes desafios exigem.
 
Eu vim aqui a Madrid para afirmar a minha total convicção de que a guerra e a violência não são um destino inevitável.
 
Em fim, como companheiro desta peregrinação de paz, gostaria de agradecer por estes dias de reflexão e de amizade. Estou certo de que as orações e as obras de homens e mulheres de fé e de boa vontade reunidos em Madrid, no espírito de Assis, acompanharão o caminho da paz e do desenvolvimento da República Centro-Africana no futuro.
 
Que Deus abra os nossos corações para que as nossas inteligências possam ser positivamente mobilizadas a serviço da paz e da humanidade, para que o mundo se una nas suas diferenças, seja mais seguro para todos e para cada um.
 
Agradeço-vos