Breve história de Chipre

Compartilhar Em

{CIPRO_BOX_SERVIZI}

Cronologia
(Extraida do web site da UNFICYP)
 
A Ilha de Chipres (Κύπρος ou Kypros em greco, Kıbrıs em turco) localiza-se no coração oriental do mar Mediterraneo, diante das costas da Palestina. Na época apostólica fazia parte do império romano e, mais tarde passou a pertencer ao império bizantino.

- Em 1119 foi ocupada pelos cruzados e, até 1489, foi governada por reis francos.

- Successivamente foi cedida aos venezianos que fizeram dela um centro comercial estratégico, por causa da sua localização em frente da Palestina. Portanto de 1489 até 1571 Chipres   foi anexada na República de Veneza.

- De 1571 até 1878, altura em que foi entregue à Inglaterra, a ilha fazia parte do império Otomano.

- Em 1923, com o tratado de Lousana, Chipres torna-se oficialmente uma colónia britânica.

- Em 1946 o governo britânico manifesta o desejo de instituir uma assembleia consultiva para redigir uma Constituição  para que Chipres se torne independente.

- Começa desde então um período difícil para a ilha, com tensões entre a maioria de étnia grega e a minoria de étnia turca.
Em 1959, a Grã Bretanha concede  independência à ilha e, no dia 16 de Agosto de 1960 foi proclamada a República de Chipres. O Presidente é de étnia grega ( o arcebispo Makários), o vice-presidente de étnia turca ( Fazil Küçük).

- Em Dezembro de 1963 rebenta a violência entre as duas comunidades étnicas.

- No dia 4 de Março de 1964 o Conselho de Segurança das Nações Unidas adopta uma resolução que estabelece o envio de um contigente internacional para manter a paz na ilha.

- Em Julho de 1974 a Força Nacional - de maioria grega - organiza um golpe de estado contra o governo de Chipres e quase contemporraneamente a Turquia  lança uma extensa operação militar em Chipres.  
Em Agosto do mesmo ano foi proclamado o cesar-fogo. A ilha foi dividida em duas partes. Em Nicosia, a capital, foi erguido um muro para dividir a parte sul habitada por grego-chipriotas da parte norte habitada por turco-chipriotas.
 
- A UNFICYP, a força de paz da ONU, assume a responsabilidade de controlar a linha de demarcação ( linha verde) que separa as duas partes da ilha.
- Em Novembro de 1983, a parte turco-chipriota proclama a “República Turca do Norte de Chipres” considerada inválida pelo Conselho de Segurança.
- No dia 1 de Dezembro de 2001, os chefes das comunidades grego-chipriota e turco-chipriota alcançaram um acordo para a reabertura das negociações para a paz.
- No dia 23 de Abril de 2003 foram abertas linhas de passagem entre o norte e o sul.
- No dia 24 de Abril de 2004, decorreu em toda ilha, um referendo sobre um plano das Nações Unidas ( o “plano Annan”)  para a organização da ilha. A maior parte dos turco-chipriotas votaram à  favor enquanto que a maior parte dos grego-chipriotas votaram contra.
- No dia 1 de Maio de 2004 a República de Chipres, ainda com uma ilha dividida passou a fazer parte da União Europeia.
- No dia 21 de Março de 2008, depois eleições, o novo presidente grego-chipriota, Demitris Christofias, e o chefe turco-chipriota, Mehmet Ali Talat, concordaram de recomeçar as negociações e decidiram de abrir um ponto de comunicação entre as duas partes, em Ledra Street, no centro de Nicosia, a capital.
- A passagem foi aberta no dia 3 de Abril deste ano.
- No dia 1 de Julho de 2008, os dois chefes políticos alcançaram um acordo de princípio sobre questões relacionadas com a soberania e a cidadania na perspectiva de uma Chipre unida