news

De Madri Borrell (UE): "Não à lei dos mais fortes. Na Europa compartilhar a soberania"

16 Setembro 2019 - MADRID, ESPANHA

#peaceispossible

Compartilhar Em

"Em nível global, os mecanismos multilaterais que favorecem o unilateralismo enfraquecem, afirma-se a lei dos mais fortes. A União Europeia é um contrapeso a essa tendência. Afirmar que a Europa é necessária é como demonstrar a lei da gravidade: existe sem qualquer dúvida ”.
Do encontro "Paz sem fronteiras", organizado em Madrid (de 15 a 17 de Setembro) pela Comunidade de Sant'Egidio, juntamente com a arquidiocese da capital espanhola, chega uma das primeiras posições na Europa de Josep Borrell Fontelles após o a sua nomeação como Alto Representante da UE para a Política Exterior. "O desafio - ele disse - é de nos unirmos para contar mais. Compartilhar a soberania é a contribuição da Europa para o mundo. O momento é crítico: na ONU, os vetos das grandes potências sobre as decisões da maioria cresceram exponencialmente, os acordos internacionais sobre o comércio estão em crise, o pacto com o Irão e o tratado internacional sobre as armas atómicas está a ser desmantelado, colocando em risco estabilidade nuclear; é emblemática a crise dos acordos de Paris sobre o clima, apesar da crise ambiental”.
"Compartilhar a soberania - conclui Borrell - é o ideal enraizado na história da Europa: da derrota dos dois totalitarismos em 1945 e em 1989, nasceu a nossa liberdade, que se estabeleceu contra a lei dos mais fortes".